Ortodontia

O QUE É ORTODONTIA?

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

Quem já usou aparelho ortodôntico reconhece: um sorriso bem alinhado representa também uma melhora das funções mastigatórias, a elevação da autoestima e, consequentemente, um salto na qualidade de vida.

A ortodontia é uma das especialidades odontológicas que mais têm avançado nos últimos anos. Acompanhada de perto pelos avanços tecnológicos de materiais dentários e aparelhos ortodônticos, a ortodontia restitui ao indivíduo funções biológicas e estéticas que foram alteradas por problemas hereditários, hábitos ou má-formação congênita dos dentes e dos ossos. O ideal para o ser humano é que todos os seus dentes se encaixem de forma correta, permitindo o crescimento harmonioso dos ossos da face. Desta forma, a mastigação e a fala ficam perfeitas, a língua, os músculos da bochecha e os lábios mantêm os dentes alinhados e o sorriso, bonito. Essas características, entretanto, estão presentes em uma mínima parcela da população.

É uma observação unânime entre todos os profissionais de ortodontia que nenhum tratamento é eficaz se não contar com a estreita colaboração do paciente. Faltas às consultas, uso inadequado de aparelhos removíveis, pouca higienização bucal no período de uso do aparelho são fatores que prejudicam o andamento do tratamento, já que os movimentos milimétricos dos dentes representam grandes avanços no ajuste das proporções da arcada dentária, por isso, mesmo que o tratamento demore um pouco, as indicações do profissional de ortodontia devem ser seguidas à risca.

Ao paciente, além da responsabilidade de cuidar do aparelho e de aumentar os cuidados com a limpeza dos dentes, compete persistir com a terapia e confiar na capacidade do ortodontista escolhido.

Tipos de aparelhos: movéis, fixos. Dentre os fixos existem os metálicos, safira, porcelana, aparelhos linguais, autoligavéis.

Qual a época ideal para iniciar um tratamento ortodônico?

A primeira visita ao ortodontista deve ser feita durante a troca dos dentes de leite pelos permanentes, entre os 6 ou 7 anos de idade. Nessa época, o profissional de ortodontia terá melhores condições de diagnosticar os problemas do paciente e planejar seu tratamento já que um dos grandes dilemas enfrentados pelos ortodontistas é intervir ou não antes do aparecimento dos dentes permanentes.

Porque o tratamento ortodôntico é importante?

Todo mundo quer um sorriso bonito – e todo mundo deveria ter um. O objetivo do ortodontista é alcançar essa meta para os pacientes.

Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isso pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentais, mas, eventualmente, doenças periodontais e perda dentária.

Quais são os tipos de aparelhos?

aparelho-metalicoAPARELHOS FIXOS METÁLICOS

Esse tipo de aparelho convencional é fixo aos dentes com substâncias adesivas adequadas. O aparelho dentário fixo convencional é composto por bandas, fios, braquetes e elásticos.

 

 


APARELHO ESTÉTICO

O aparelho estético tem a mesma função que o aparelho dentário convencional de metal, ou seja, corrigir dentes tortos e desalinhados, a diferença é que ele é feito de porcelana ou safira o que o torna quase imperceptível.

 

 


aparelho-contencaoAPARELHO DENTÁRIO DE CONTENÇÃO

O aparelho de contenção é colocado imediatamente após a retirada do aparelho fixo. Ele serve, como o próprio nome diz, para evitar que os dentes se movimentem após o ajuste da oclusão e faz parte do tratamento ortodôntico. Como você pode ver, o tratamento ortodôntico não acaba quando o aparelho fixo é removido, ele apenas muda de fase.

 

 


 

aparelho-ortopedicosAPARELHOS MÓVEIS ORTOPÉDICOS

O aparelho de ortopedia maxilar é muito útil para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia entre as bases ósseas, entretanto, a grande dificuldade da ortopedia é a colaboração do paciente. O aparelho é móvel e deve ser usado em tempo integral, para que se obtenham alterações neuromusculares e ósseas. Esse tipo de aparelho atua durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável, por isso não é indicado para uso em adultos.

 


APARELHOS LINGUAIS

Na ortodontia lingual os braquetes são colados por trás dos dentes, possibilitando assim que o aparelho não seja visto. O aparelho “invisível” permite que os dentes sejam corrigidos sem que ninguém veja, melhorando a autoestima do paciente. Ou seja, o aparelho é “escondido” pelos próprios dentes do paciente. A grande maioria das pessoas que se interessam por esse tipo de aparelho são adultos e jovens que, por questões profissionais ou até mesmo por vergonha, não querem usar o visível aparelho fixo convencional.

 


 

aparelho-autoligaveisAPARELHOS AUTOLIGAVÉIS

Aparelho autoligável é a tecnologia mais moderna hoje para tratamentos ortodônticos fixos. Esse tipo de aparelho ortodôntico conta com um mínimo atrito entre o braquete e o arco, podendo assim utilizar forças levíssimas sobre os dentes, aumentando o conforto e diminuindo em até 30% o tempo em relação aos tratamentos convencionais. Essa técnica diminui, inclusive, a quantidade de consultas ortodônticas para a manutenção do aparelho, facilitando a vida de todos os usuários com menos idas ao dentista.

 


 

mini-implanteMINI IMPLANTES

Utilização de miniparafusos para a movimentação dentária. Indicada em casos que necessitam de ancoragem máxima (movimentação de um dente ou grupo de dentes sem que outros se movimentem). A força é exercida sobre o parafuso. Permite um maior controle do tratamento pelo ortodontista sem a necessidade de colaboração do paciente e diminui o tempo de tratamento. O mini-implante é uma das mais recentes inovações tecnológicas no auxílio do tratamento ortodôntico e tem sido utilizado com rotina na nossa clínica.

 


TENHO MESMO DE USAR O APARELHO DE CONTENÇÃO E POR QUANTO TEMPO ?

Esse aparelho é fundamental para consolidar os dentes na nova posição, por isso é fundamental o uso adequado, número de horas por dia, determinado pelo profissional .O tempo aproximado de uso é de 12 meses. O não uso de contenção pós-tratamento está associado à recidiva dos problemas.

QUAIS OS TIPOS DE APARELHOS DE CONTENÇÃO?

Aparelhos móveis confeccionados em acrílico e móveis invisíveis em acetato, normalmente indicados para o maxilar superior.

Aparelho de contenção em acrílico

 

 

Aparelho de contenção em acetato

 

 

               

Aparelhos fixos confeccionados por fio ortodôntico normalmente indicados para o maxilar inferior.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO APARELHO AUTOLIGÁVEL EM RELAÇÃO AO APARELHO CONVENCIONAL?

  1. O aparelho convencional perde o efeito após alguns dias de ativação, pois as borrachinhas possuem uma curta vida útil e provocam atrito. O aparelho autoligável fica ativo na boca por muito mais tempo, pois o arco é preso diretamente às travas do braquete; além disso, são utilizados fios termoativados (ativados pelo calor da boca). Esse é o principal fator que faz com que este método seja mais eficiente que os aparelhos convencionais.
  2. Agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução de 30% do tempo.
  3. Menor acúmulo de bactérias, pois o aparelho autoligável não utiliza as famosas borrachinhas.
  4. Menos idas ao dentista. As manutenções podem ser feitas em prazos maiores que 30 dias, o que gera economia de tempo aos pacientes (principalmente aos que estudam ou trabalham).

Novo Paciente

A Smile Clínica Odontológica oferece diversos tipos de consultas. Entre em contato e solicite mais informações.

Você também pode gostar

Invisalign

O que é INVISALIGN? É a alternativa transparente para os aparelhos ortodônticos convencionais. Invisalign utiliza jogos de alinhadores sequenciais, feitos sob

Leia mais »

Endodontia

A Endodontia é a especialidade responsável pelo estudo da saúde da polpa dentária e do sistema de canais radiculares do

Leia mais »