Bem Vindo a Smile Clínica Odontológica!

Telefone: : (31) 3222.5696 / 99336-5696

Endodontia

A Endodontia é a especialidade responsável pelo estudo da saúde da polpa dentária e do sistema de canais radiculares do órgão dental. O tratamento realizado por essa especialidade é chamado de tratamento endodôntico ou como é mais conhecido: tratamento de canal.

No microambiente da cavidade bucal, existem, aproximadamente, 500 espécies de bactérias. Os dentes, quando saudáveis, têm o esmalte e a dentina protegendo a polpa dental. Quando essa proteção é rompida, alguns micro-organismos podem chegar até ela.

O que é o tratamento endodôntico?

É a remoção da polpa dentária, estrutura responsável pela vitalidade do dente: nervos e vasos sanguíneos, que se encontra na parte interna do dente, e sua substituição por material obturador.

Tem como objetivo, restabelecer a normalidade do dente “doente”, visando à sua manutenção para mastigação, bem como saúde e harmonia dos tecidos periapicais.

Quando o tratamento endodôntico (canal) está indicado?

Em casos onde há alterações da polpa dental, causadas por cáries, fraturas dentárias, traumas dentários, lesões endoperiodontais e outras patologias endodônticas, causando, portanto, a inflamação irreversível da polpa dental que a torna, infectada ou necrosada.

Poderá também ser necessário o tratamento endodôntico, por motivo protético, com o objetivo de restabelecer a função do dente.

Sempre que o dente dói, significa que o tratamento endodôntico (canal), deve ser feito?

Não. Os dentes podem doer por vários motivos. Respostas dolorosas, como, sensibilidade, choque, podem acontecer a qualquer estímulo fora do normal, com alimentos, quentes, frios, doces ou salgados. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com a raiz exposta devido a retrações gengivais e em dentes submetidos à carga intensa/sobrecarga.

Nesses casos, removendo-se a causa, o incômodo (sensibilidade/dor/choque) passa.

Quais são os sintomas mais comuns, para se indicar o tratamento endodôntico?

Normalmente, quando a dor está presente de forma espontânea, de forma latejante e que aumenta com o calor e o uso de analgésicos não alivia totalmente a dor.

Poderá haver também sensação de que o dente está crescido (como uma almofadinha) e dor ao mastigar. Porém, em alguns casos, não há sintomas.

Em quantas sessões é realizado o tratamento endodôntico?

Atualmente, aqui na Smile Clínica Odontológica, a maioria dos casos é feito em sessão única.

Salvo as exceções, nos casos em que os dentes não podem ser obturados em sessão única, como por exemplo, dentes com abcessos.

Mas, não há regra geral, cada caso é um caso.

Como é feito o tratamento de canal?

O tratamento é indolor, com o uso de anestesia local.

O que pode acontecer se o tratamento endodôntico não for realizado?

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor intensa, edema (inchaço no rosto), febre e bacteremia ( bactérias na corrente sanguínea). A única solução, a partir daí, poderá ser a extração do dente, ou cirurgia periapical (remoção da ponta da raiz com lesão) associada ao tratamento de canal com objetivo de recuperar o remanescente do dente.

Após tratamento endodôntico, o que deverá ser feito?

Após a conclusão do tratamento de canal, seu endodontista irá orientá-lo sobre o procedimento seguinte que será a reconstrução do dente em sua forma, função e estética.