Bem Vindo a Smile Clínica Odontológica!

Telefone: : (031) 3222.5696 / (031) 99336-5696

Clareamento Dental

oculos-virtual-smile.

A Smile – Clínica Odontológica oferece informações sobre esses temas e orienta sobre tratamentos odontológicos que influenciam diretamente a estética dos dentes e, por consequência, colabora com o bem estar e a autoestima das pessoas.

Abaixo apresentamos as dúvidas mais comuns sobre clareamento dental, um procedimento odontológico que visa melhorar a aparência dos dentes, proporcionando um “sorriso mais branco” e mais bonito.

Relaxamento durante o tratamento de clareamento dental na Clínica Smile.

Para maior comodidade e conforto, a Clínica Smile disponibiliza óculos virtuais para o paciente durante o clareamento, assim, durante o procedimento, você pode assistir a clips de shows do seu artista preferido.

O Clareamento Dental pode ser realizado por qualquer pessoa?

As únicas contra-indicações para o clareamento dental são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal e que possua mais de 15 anos. Porém, a porcelana e as restaurações estéticas não sofrem ação dos clareadores, podendo criar uma discrepância entre a cor dessas com a cor final do dente clareado. As técnicas de clareamento dental não são suficientes para dentes com manchas castanho-acinzentadas, porém consegue-se uma mínima melhora. Para resultados estéticos de excelência, pode-se lançar mão das facetas laminadas de porcelana.

Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?

Não é recomendado. É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará a monitoração do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois esses produtos não têm a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

Quais são as técnicas disponíveis para clarear os dentes?

Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras:

  1. Em consultório: será usado um gel clareador mais forte por um tempo menor, normalmente sessões de 1h. As sessões poder ser repetidas até 4 vezes com intervalo mínimo de 1 semana entre elas. Normalmente são acompanhadas do uso de Laser ou LED.
  2. Em casa através do uso de uma moldeira fabricada pelo dentista na qual o cliente coloca um gel clareador mais fraco por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes.
  3. Associação das duas técnicas acima citadas, com uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados.

clareamento-smile3

Quais as vantagens do Clareamento Dental a Laser sobre métodos convencionais?

As vantagens são inúmeras, entre elas pode-se citar:

  • Tempo – O tratamento a laser é feito em uma única sessão que varia entre uma hora e uma hora e meia, enquanto que métodos tradicionais leva-se de 2 a 3 semanas.
  • Rapidez – Em uma única sessão o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados.
  • Comodidade – Não existe a necessidade de se usar moldeira para o tratamento.

Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?

Na maioria das vezes não. Alguns pacientes podem apresentar uma ligeira sensibilidade nas gengivas quando se utiliza o gel numa maior concentração, como por exemplo, 20%. Caso isso ocorra, basta suspender a aplicação por uma noite. Sempre que ocorrer algum tipo de sensibilidade, entre em contato com seu dentista.

O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?

Essa ideia na realidade é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira + gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes.

Quais recomendações devemos seguir durante o tratamento de clareamento dental. Posso tomar coca-cola ou tomar café?

Veja abaixo o que não é possível fazer durante o tratamento de clareamento dental:

  1. Não fumar;
  2. Não tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/ Pepsi);
  3. Não bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina;
  4. Não ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate, a beterraba, etc.
  5. Informar o dentista caso haja sensibilidade dental ou gengival;
  6. Quais os efeitos colaterais do clareamento dental? Ocorre muita sensibilidade com frio?

É comum a sensibilidade após o quinto dia de uso do material com moldeira e um dia após o clareamento de consultório. Não há necessidade de uso de medicamento, pois essa sensibilidade passa em um dia. Se houver dor, ou a sensibilidade permanecer, procure o seu dentista.

Quanto tempo dura um clareamento dos dentes? Os dentes escurecem depois de um tempo?

A durabilidade do clareamento dental depende, em sua maior parte, dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental dura pouco e deve ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original. De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental, recomendado a todos.

clareamento-smile43

Se você tem mais dúvidas sobre como fazer clareamento dental, entre em contato com a Smile – Clínica Odontológica, especializada em diversos tratamentos dentários e odontológicos.